CBR - Conexão Brasil Rússia

O Satellite Tatiana-2 e sua Pesquisa



Tatiana-2 é uma missão científica internacional de microsatélites do Instituto Skobeltsyn de Física Nuclear (SINP) na Universidade Estadual de Moscou (MSU), em Lomonosov. O objetivo geral, é a medição de TLEs (Eventos luminosos transitórios) na atmosfera terrestre. O objetivo é observar simultaneamente perfis de emissão TLE e NUV (As mais longas ondas ultravioletas do espectro) em alta resolução temporal (ms) em um amplo espectro de 8 bandas.

Essa pesquisa é importante pois, as reações catalíticas dos TLEs podem ter um impacto na química global do ozônio atmosférico. No início do século XXI, a comunidade científica estava apenas começando a entender os fenômenos das descargas atmosféricas superiores (baixas e brilhantes). São necessários dados mais experimentais (imagens de alta velocidade de detectores sensíveis) para analisar e interpretar esses eventos transitórios.

O microsatéllite foi projetado e desenvolvido pela NPP VNIIEM (Instituto de Pesquisa e Ciência de Eletromecânica), Moscou, Rússia. Um contrato final foi assinado em maio de 2007. O projeto e fabricação da nave espacial foi feito principalmente por jovens engenheiros e estudantes, dando-lhes treinamento e experiência valiosa.

O projeto Tatiana-2 é financiado por várias fontes, Rússia, Coréia, México e o projeto ESEMS (Educação Cientifica Experimental de Micro Satélites) de Taiwan.



Seu predecessor, o microsatélite educacional Tatiana-1 (30 kg), foi lançado em 20 de janeiro de 2005 em uma órbita polar a uma altitude quase circular de 950 km, o Tatiana-1 era um satélite científico, desenvolvido por cientistas e estudantes da Universidade Estadual de Moscou (SINP-MSU) e da Academia Espacial Militar Russa.

O Tatiana mediu o brilho da atmosfera e os eventos transitórios na faixa UV próxima (alcance espectral de 300 a 400 nm). O detector UV era do tipo PMT (Tubo Fotomultiplicador), observando a atmosfera na direção do nadir com um campo de visão de 14º potencia (equivalente a um diâmetro da área observada na atmosfera de ~ 250 km) e fornecendo imagens da intensidade do fluxo UV.
 

E-mail: contato@cbr.tur.br
Facebook: http://www.facebook.com/conexaobrasilrussia
Youtube: https://www.youtube.com/user/conexaobrasilrussia
Conheça Kaliningrado: http://www.cbr.emp.br/kaliningrado
Conheça Petrozavodsk: http://www.cbr.emp.br/petrozavodsk
Conheça Vladivostok: http://www.cbr.emp.br/vladivostok
Conheça Novosibirsk: http://www.cbr.emp.br/novosibirsk
Boa viagem =D





CBR - Conexão Brasil Rússia

Facebook Youtube

Conexão Brasil-Rússia - CBR

Caixa Postal 198 - Bento Gonçalves/RS
Fone: (11) 3181.8896
CEP: 95700-970

central do cliente

termos de uso
desenvolvido por AT